Relato
Oi galera!
O post de hoje foi baseado em um trabalho da faculdade. Nele relatei, narrei, minha experiência como professora. (By the way, eu faço Licenciatura em Letras - Português e Inglês, na UTFPR - Pato Branco e já atuo como professora de língua inglesa desde 2011).
Este post é um dos exemplos do que pretendo compartilhar com vocês: textos de minha autoria, com minha opinião e outros assuntos mais "girlies". hahaha
Então lá vai.
"Foi ao término do curso
de idiomas, que coincidentemente terminava juntamente com meu terceiro ano no
ensino médio, onde vi que inglês era a minha praia. Todas as palavras que me
vinham à mente, já vinham em inglês e muitas vezes faltava a tradução para o português.
Foi quando percebi que era isso que queria: trabalhar com a língua inglesa.
Ao entrar na faculdade,
já possuía trabalho no mesmo curso de idiomas no qual conclui todos os três
anos e meio de curso. Tendo contato com outros livros didáticos, expandi meu
conhecimento, o que me possibilitou ter uma fluência e segurança para lecionar
em níveis que exigissem cada vez mais do meu intelecto.
Na faculdade, porém,
meu conhecimento foi pouco agregado, pois minha turma continha alunos que
possuíam alto conhecimento da língua e outros que não tinham conhecimento
nenhum. Não tendo nenhuma divisão das turmas, as aulas perderam a minha
atenção, o que mais tarde resultou na prova de suficiência nestas matérias.
Como professora, sempre
tentei estudar para ser a melhor professora em sala de aula. Tive experiências
magníficas nos cursos de idiomas onde pais e alunos me valorizavam bem como a
direção. Claro que nem tudo é um mar de rosa, enfrentei problemas com pais que
me achavam muito nova e inexperiente os quais, muitas vezes, queriam me ensinar a
dar aula sem nunca ter pisado na sala de aula para lecionar.
Durante a faculdade,
principalmente no estágio, o brilho de dar aula de língua inglesa foi se
ofuscando dadas as dificuldades para lecionar e a pouca valorização da área.
Sabe-se que qualquer pessoa pode lecionar inglês, tendo ou não habilitação ou
conhecimento mínimo. Sabe-se também que, muitas vezes, não temos os materiais
disponíveis nas escolas para lecionar uma aula adequada da língua inglesa, como
rádio, multimídia, entre outros.
Hoje, ao término da
faculdade, me perguntam frequentemente: “Mas você vai ser professora, né? Pois
está se formando em Letras” e eu respondo: “Não necessariamente. Eu posso ser
professora ainda, se quiser, mas eu quero buscar mais. Outra profissão, talvez.
Na aérea, mas não diretamente ao ato de lecionar”."
Beijos de luz :*
Comentários
Postar um comentário